Contatos

A tela de contatos abre inicialmente assim (os dados reais foram apagados para privacidade):

No topo pode definir um filtro para pesquisa. Inicialmente todos os contatos são exibidos. Basta digitar uma parte de um nome ou telefone no campo procurar contato e digitar enter no teclado. No campo tipo pode escolher entre:

Clique no botão procurar para iniciar a busca. Os resultados da busca são exibidos imediatamente em baixo. Para evitar longas listas, o resultado é automaticamente paginado.

Para adicionar um novo contato, clique no botão adicionar. Os campos de um contato serão visualizados, todos vazios. O único campo obrigatório é o nome. Para salvar, clique no botão salvar. A lista mostra o contato adicionado.

Para editar um contato existente, clique duas vezes na linha. Pode editar os detalhes desejados, clique em cancelar para fechar a janela sem fazer alterações, ou clique em salvar após ter feito mudanças no contato.. O botão deletar irá apagar o contato.

Existe a possibilidade de clicar com o botão direito do mouse em cima de um contato, para chamar um menu contexto. Um menu contexto abre com outras opções:

Pode também selecionar mais de um contato, segurando as teclas SHIFT ou CTRL e fazendo as seleções. Depois use o menu contexto para deletar ou enviar uma mensagem para a seleção.

Grupos

Quando esta função está habilitada, é possível colocar um contato em um ou mais grupos. Grupos servem para achar com mais facilidade uma lista de contatos especificos, por exemplo, todos os contadores, todos os professores, etc. Grupos também são usados para o envio de mensagens.

Quando está editando um contato existente, pode ver uma aba "grupos". Clique na aba para poder selecionar os grupos do contato e clique em salvar para salvar as alterações.

Para incluir um novo grupo, é necessário ir para gerenciamento, grupos. Adiciona um grupo, e marca a opção grupo para contatos. Isso é necessário porque grupos podem ser usados também para definir acesso ao sistema, e não são necessáriamente usados para agrupar contatos.

Arquivos

Uma outra possibilidade é armazenar arquivos com um determinado contato. Pode ser fotos, documentos em Microsoft Word ou qualquer outro arquivo. Quando os detalhes de um contato são visíveis, clique na aba arquivos.

A lista de arquivos existentes é exibida, clique num arquivo existente para ver uma foto ou poder baixar um arquivo, clique no botão adicionar para incluir um novo arquivo.

Propriedades

Em alguns casos é necessário acrescentar mais detalhes a um contato, que devem ser pesquisáveis. Por exemplo, para uma agência de recursos humanos, é necessário poder listar todos os contatos que tem experiência em serviços de limpeza ou os contatos que tem conseguido pelo menos o segundo grau. No sistema Inventory Light é possível definir as propriedades que deseja usar. Clique em gerenciamento, formulários para adicionar um formulário e em propriedades para gerenciar as propriedades de cada formulário. Cada propriedade é de um tipo, por exemplo número, data, sim/não, opção.

Nos detalhes de um contato, clique na aba propriedades para adicionar propriedades com um valor.

Enviar uma mensagem

Ao clicar com o botão direito do mouse num contato e selecionar enviar mensagem, uma nova tela abre, onde pode digitar um assunto e mensagem à enviar. Basta clicar em enviar para enviar a mensagem.

Pode selecionar um modelo para a mensagem, digitar um assunto e conteúdo para a mensagem.

Clique em visualização para ver a mensagem como será enviada e clique em enviar para começar o envio. Uma tela mostrará o progresso do envio, que pode ser fechada após término.

Cada mensagem enviada é gravada e pode ser visualizado na seção Mensagens. Veja mais informações escolhendo Mensagens ao lado.

 

Comentários: 0