Mensagens
Cada mensagem enviada pelo sistema de gestão é armazenado, com um log de envio para cada contato. Por exemplo, quando uma mensagem é enviada para 100 pessoas, é possível ver o progresso e o resultado de envio. A tela mostra inicialmente todas as mensagens, que pode ser filtrado:

Pode adicionar uma nova mensagem e enviar para todos os contatos ou para um grupo de contatos. Clique em adicionar para criar a nova mensagem.
Seleciona o modelo desejado, digite o assunto e conteúdo, e clique no botão todos para marcar todos os contatos. Clique em nenhum para desmarcar todos. Selecione um grupo para acrescentar todos os contatos do grupo para a lista de envio. Clique em mostrar selecionado para ver uma lista de todos os contatos atualmente marcados.
Clique em visualização para ver o email como será enviado, com o modelo selecionado e clique em enviar para começar o envio.
A tela pode ser fechada após termino.
Clique duas vezes numa mensagem já enviada para ver o relatório para todos os destinatários.
Clique com botão direito numa mensagem enviada para selecionar:
- cancelar - para cancelar o envio da mensagem (quando ainda tem envios pendentes)
- enviar mensagem - para reenviar uma nova mensagem baseada na mensagem já enviada
Modelos
Criar um modelo para emails funciona da seguinte maneira: você tem que criar conteúdo. Pode colocar imagens, texto etc. No lugar onde deseja inserir o conteúdo da mensagem, você digita : [content]. Cria um novo ítem na árvore de conteúdo e selecione na aba metadata o campo modelo para email. Na hora de criar uma nova mensagem, todos os conteúdo que foram marcados dessa forma serão disponíveis no campo de modelo.
Campos
Dentro do texto de uma mensagem você pode inserir um texto especial, que será substituído na hora do envio. Por exemplo, quando você quer enviar uma mensagem para 5 contatos e quer inserir o nome de cada contato dentro do texto, você pode enviar a mensagem: "olá [nome]". A parte [nome] será substituído com o nome de cada contato na hora do envio.
Outros campos são:
- [nome] - para inserir o nome do contato
- [login] - para inserir o login do usuário
- [senha] - para inserir a senha atual do usuário
Quando está enviando uma cobrança, tem ainda os seguintes campos que pode usar no modelo de email:
- [contrato] - nome do contrato
- [vencimento] - data de vencimento
- [valor] - valor a receber
- [mes] - o mes referente
- [ano] - o ano referente
- [link] - o link que abre o boleto
- [referencia] - um texto "referente ao mês xx" ou "referente ao período xxx (2013) - yyy (2013)", dependendo da configuração do contrato
- [projeto] - o nome do seu site
- [websiteUrl] - o endereço para abrir a página principal do seu site
Quando está enviando uma mensagem a partir de uma reserva, pode usar estes campos:
- {dataevento} - a data do evento
- {tituloevento} - o título do evento
- {eventresultado} - o resultado do evento, pode ser confirmado ou não autorizado
Quando está enviando uma mensagem a partir de um pagamento, pode usar os seguintes campos:
- {datavencimento} - a data de vencimento do pagamento
- {contrato} - o nome do contrato
- {valor} - o valor da cobrança