Como administrar finanças

Para administar corretamente as finanças de qualquer organização, é necessário primeiro definir os contratos. Por exemplo, os contratos de um condomínio podem ser:

 

Observe que o último contrato é para recebimentos, os outros são contratos para pagamentos.

Para cada contrato deve lincar um ou mais contatos. Isso é importante no caso de cobrança, principalmente para a conta de condóminio. Mensalmente você pode gerar a cobrança na tela de contratos. Isso gera recebimentos.

Os recebimentos e pagamentos todos são visualizado na tela de Pagamentos. Na hora de confirmar um pagamento, basta digitar a data do pagamento nos detalhes do pagamento. O sistema verifica se a data de pagamento é válido, não pode ser uma data anterior a uma fechada de um saldo.

Quando todos os pagamentos (e recebimentos) foram cadastrados num determinado mês, você pode ir para a opção saldos. Quando é a primeira vez, é necessário adicionar um saldo inícial, clique em adicionar, escolhe uma data inicial e o saldo inicial e salva.

Quando já tem um saldo inicial, ou outros saldos já foram calculados, basta clicar no botão fechar balanço e depois digitar a data de fechamento. O sistema calculará os recebimentos, pagamentos e o novo saldo.

Caso que você percebeu um erro, você pode deletar um saldo gerado (somente poderá deletar sempre o último, mas pode ser deletado repetidamente). Isso libera os pagamentos cadastrados para alteração, e depois pode fazer novamente um fechar balanço.

Em relatórios você pode encontrar o relatório pagamentos mês, para visualizar os pagamentos de cada contrato por mês, e também o relatório balanço, para ver o balanço de um determinado período, ou um saldo existente.